Coordenadoria de Gestão de Pessoas  
                                                Universidade Federal de Ouro Preto
  • Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP-UFOP) 2020
  • Divulgado resultado preliminar do edital de afastamento para qualificação
  • Centro de Convergência, prédio onde está localizada a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP)
Previous Next
Apresentação

A política institucional de capacitação e qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP estabelece as diretrizes e os procedimentos  para a execução das ações de capacitação e qualificação visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Instituição, ao cumprimento dos objetivos institucionais e ao desenvolvimento dos servidores.

As ações de capacitação são planejadas em acordo com as seguintes linhas de desenvolvimento :

a) Iniciação ao Serviço Público – Ações que têm por objetivo propiciar ao trabalhador recém-contratado uma visão global da Instituição, os esclarecimentos sobre as responsabilidades, direitos e deveres do servidor e as especificidades do serviço público, e a sua integração no ambiente de trabalho;

b) Gestão – Ações que têm o objetivo de preparar ou atualizar os servidores da UFOP para atividades de gestão;

c) Inter-relação entre ambientes – Ações relacionadas à capacitação do trabalhador para o desenvolvimento de atividades relacionadas e desenvolvidas em mais de um ambiente organizacional;

d) Capacitação Específica – Ações de capacitação para o desempenho de atividades vinculadas ao ambiente organizacional em que o servidor atua;

e) Docência no Ensino Superior - Ações voltadas para o aprimoramento da experiência docente nos seguintes eixos: metodologia de ensino, prática da extensão, avaliação, relação professor/aluno e currículo.

f) Qualidade de Vida no Trabalho – Ações que têm por objetivo a busca da melhoria das condições de trabalho, vida e saúde do trabalhador.

As ações de Incentivo à Qualificação dos servidores da UFOP, tendo em vista o desenvolvimento do servidor na carreira e o planejamento institucional, envolvem:

  • Auxílio à qualificação
  • Afastamento para participação em Programas de Pós-graduação stricto sensu e Jornada Especial de trabalho
  • Licença para Capacitação - Decreto 9.991/2019
  • Incentivo à participação em Programas de Pós-Graduação na UFOP.

Fundamentação Legal e Regulamentação Institucional:

Lei 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior,e dá outras providências.

Lei 11.091/2005 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.

 Decreto 9.991/2019  - Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Decreto 5825/2006 - Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.

Resolução CUNI 810 - Aprova o Programa de Capacitação Profissional e Qualificação dos trabalhadores técnico-administrativos da UFOP.

Resolução CUNI 1855 - Aprova as normas de afastamento e horário especial de trabalho de pessoal docente para pós-graduação Stricto Sensu  ou pós-doutorado em Instituição nacional ou estrangeira.

Resolução CUNI 1760 - Aprova as normas para o Desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior dos docentes da UFOP.

Resolução CUI 1642 - Aprova a proposta de Normas para Promoção da Classe D, denominação Associado IV para a Classe E, denominação Titular da Carreira de Magistério Superior dos Docentes da UFOP.

 
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com